Você é o que comunica!
Na medida em que me aprofundo em estudos e adquiro informações sobre autoconhecimento e comunicação, mais acredito nessa frase. Dependendo da sua postura, dos seus gestos, da forma como fala e se veste, você pode atrair pessoas para o seu lado ou as repelir. A comunicação dá a você o poder de atrair, te dá PODER.
Esse poder de atrair é de suma importância na gestão de equipe e liderança, pois a união e coesão da equipe dependem muito da forma como o líder se comunica.
A comunicação como chave para o sucesso

A comunicação é um processo interativo por meio do qual as pessoas constroem significados e desenvolvem expectativas sobre suas experiências. Ela envolve tanto a transmissão quanto a compreensão de mensagens por meio de símbolos verbais, como palavras faladas, escritas e desenhos, como atos não verbais, como gestos, contato visual, linguagem corporal e outros.
Por acaso, você já reparou no tom da sua voz, na forma como fala, na postura do seu corpo, no olhar que lança às pessoas com quem conversa? Enfim, você já reparou em você, na sua comunicação?
Temos a tendência em julgar os outros sobre a forma como falam ou agem conosco, mas fazemos essas avaliações conosco?
Essa avaliação é importante para termos um termômetro de onde estamos para, posteriormente, buscarmos aonde queremos chegar.
Sejamos sinceros, aprimorar a comunicação requer esforço e mudança de crença. É um processo que precisa de constância e disciplina.
A capacidade da comunicação é inata ou pode ser aprendida? Saber se comunicar é uma habilidade e pode sim ser aprendida e aprimorada, essa perspectiva de aprimoramento depende muito do seu mindset.
O mindset e o poder da comunicação
Segundo a pesquisadora ph.D., Carol Dwek, existem dois tipos de mindset ou configuração mental: a mentalidade de crescimento e a fixa.
As pessoas que demonstram uma mentalidade de crescimento acreditam que a inteligência e os talentos podem ser desenvolvidos e, com isso, valorizam o esforço. Quando se deparam com uma situação desafiadora, querem superá-la, e quando fracassam, tentam aprender com os erros. As pessoas que têm um mindset fixo tendem a encarar o esforço como algo ruim que declara a sua incompetência e tendem a fugir das dificuldades.
Se você acredita que a mudança é possível, estará sempre em busca de conhecimento e mudança. A comunicação empática, respeitosa e assertiva exige esforço diário.
3 dicas para aprimorar sua comunicação
Venho aprimorando a minha comunicação e tenho colhido bons frutos a cada passo que dou nesse crescimento. Por isso quero compartilhar três dicas que uso em meu dia a dia para ter uma comunicação assertiva e recheada de significados:
Dica 1 – Escuta Ativa: estar presente de forma intencional e atenta nas conversas, trabalhando a escuta ativa;
Dica 2 – Observação: ao ter uma escuta ativa, explorar a nossa observação com o outro, notar o tom de voz, gestos e fala.
Dica 3 – Clareza e Objetividade: em uma conversa, ao ter escuta ativa e ao observar a pessoa com quem estamos trocando, temos a capacidade de sermos mais assertivos no que vamos dizer. Agora quando vamos nos expressar, devemos procurar ser claros e objetivos para não dar margem a dupla interpretação.
Caso você tenha um mindset de crescimento, coloque as dicas acima descritas em prática, teste-as, adapte-as à sua realidade para colher mudanças em seu dia a dia pessoal e profissional. O importante é testar, errar e aprender com os erros. A busca aqui é sempre se aprimorar e refinar a sua comunicação para atrair pessoas ao seu redor. Afinal, COMUNICAÇÃO tem o poder de ATRAÇÃO.
Edem Davanzzo é top mind Nexialista, CEO da Brandhub Sense_AND, sócio da escola de empreendedores da nova economia SME, mediador de eventos, palestrante e podcaster. Como líder empresarial, ele compartilha sua visão sobre como a IA está moldando o futuro dos negócios e da liderança.